terça-feira, 3 de maio de 2011

1º Jornal Brasileiro

Em 10 de setembro de 1808 teve início a circulação da edição n°1 da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil. Era um jornal oficial do governo, publicado duas vezes por semana e editado pelo Frei Tibúrcio José da Rocha. O conteúdo era restrito aos interesses da Coroa, e voltado para a vida cortesã. A parcialidade era declarada, por exemplo, no tratamento pró-inglês ao falar das guerras napoleônicas.

"Devo advertir que nelas (notícias) há muita falta de exação e muita mentira, que não posso desculpar, pois, narrando com entusiasmo coisas não existentes ou dando valor a ninharias, cai no absurdo, ou talvez no desaforo, de não publicar fatos e circunstâncias ainda mais essenciais daquele ato." - Luis dos Santos Marrocos, bibliotecário real, 1818.

A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular.Os sucessores foram: o Diário Fluminense, de Pedro I, e o Diário do Governo, de Pedro II - órgãos oficiais de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário