A primeira lembrança para o significado de organização é o refrão de uma canção dos Titãs: “Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem?”. A letra de “Desordem”, escrita em 1987, mostra uma visão baseada na cultura pop da geração da década de 1980, que vivenciava um período de liberdade crítica, escolhas e definições. Pensar o significado de organização e sua representação permite planejar e apresentar soluções para os relacionamentos, manutenção e administração de uma instituição. Competitividade, produtividade, inovação e sustentabilidade são pilares para construir o conceito de organização. Aderindo a esses quatro pilares, surge o todo que representa a organização.
Segundo Maximiano (1992), "é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa". De acordo com Hall (1984), organização é “uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa, escalas de autoridade, sistema de comunicações e sistemas de coordenação e afiliação, que são relacionadas usualmente a um conjunto de objetivos”. Portanto, os autores enxergam uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais), que busca realizar um mesmo objetivo.
Seja uma empresa privada, uma organização não governamental (ONG), um órgão do governo, etc., um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, em grupo ou individualmente, atuando de modo coordenado e controlado, num determinado ambiente, desde exista um objetivo em comum, aplicando conhecimentos e recursos disponíveis. Pode haver um líder ou não que detenha funções de planejar, organizar e controlar as ações da organização.
Uma organização deve conter atuação coordenada, recursos (tecnológicos, financeiros, humanos, imagem de mercado e credibilidade), gestão, objetivos (metas e resultados pretendidos, propósito, formas de atuação), contexto de atuação externo (econômico, tecnológico, sócio cultural, político-legal, clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros).
A compreensão mais ampla é a de que uma organização é constituída por pessoas e qualquer mudança implica em mudar pessoas, levando-se em consideração a diversidade, os pensamentos individuais, as relações profissionais e afetivas que se estabelecem no ambiente organizacional.
Fonte bibliográfica:
MAXIMIANO, Antônio Cesar A. Introdução à Administração. 3ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992.
HALL, R.H. Organizações: estrutura e processos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1984.
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